Blindagem pesada, proteção contra minas, câmeras de vigilância e até mesmo condicionadores de ar. Conheça as tecnologias utilizadas na fabricação de um Caveirão do BOPE (batalhão especial da polícia do RJ, aquele mesmo de “Tropa de Elite”) e entenda as necessidades de cada uma delas.
Acredite, o ar-condicionado não é um luxo.
A situação do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro está enfrentando uma das maiores guerras da história do Brasil. São centenas de pessoas ligadas ao crime organizado, com armamento pesado e sem medo da polícia, que não dá conta das investidas dos criminosos. Aos poucos, a cidade vai se transformando em um cenário digno de um "Tropa de Elite 3".
Para assegurar a vida dos soldados, furgões blindados são responsáveis pelo transporte de contingentes policiais com táticas de guerra e espírito de justiça. Assim são os Caveirões do BOPE, divisão da Polícia Militar do Rio de Janeiro responsável por missões de risco, principalmente em favelas.
BOPE
Batalhão de Operações Policiais Especiais é a equipe formada por policiais treinados para progredir nas favelas e dominar aquelas que estão tomadas por traficantes. Estes soldados possuem treinamento especial, que envolve treinamento de mata, simulações de confronto e preparação psicológica para o enfrentamento de situações de risco.
Infelizmente seria impossível que os policiais conseguissem êxito em suas missões utilizando apenas viaturas comuns de polícia, por isso o BOPE possui um tipo diferente de veículos: os Caveirões, veículos alcunhados desta forma devido ao símbolo do batalhão (representado por uma caveira com facas cravadas). Mas você sabe como funcionam estes furgões?
O Caveirão
Você conhece a tecnologia que há nestes Caveirões? Além da força humana que é envolvida nas missões, boa parcela do sucesso obtido deve-se aos recursos empregados nestes blindados poderosos. O Baixaki trouxe algumas das principais atribuições tecnológicas dos furgões do BOPE para mostrar a todos como funcionam estes equipamentos militares.
Blindagem, armamentos pesados, capacidade de transpor barreiras e outros recursos permitem a progressão policial nas favelas, protegendo os policiais ao mesmo tempo em que oferecem alto teor de poderio bélico contra os bandidos.
Novos veículos
Atualmente a Polícia Militar do Rio de Janeiro possui 12 Caveirões prontos para o uso a qualquer momento. Mas em breve devem entrar em circulação mais nove veículos mais modernos do que os que são utilizados atualmente. Estes novos carros possuirão alguns elementos novos para superar as barreiras do crime.
Blindagem
O básico para qualquer veículo em campos de guerra é a existência de blindagem contra munição inimiga. É a blindagem que impede que os inimigos possam atingir os policiais que estão dentro do Caveirão, garantindo a segurança dos soldados em suas missões mais complicadas.
Chapas de aço balístico e mantas de aramida são os principais elementos da proteção. Quando o Caveirão está parado em confronto armado, escudos deste mesmo material são baixados sobre o para-brisa para evitar que o motorista seja atingido. A proteção garante que até mesmo tiros de fuzis antiaéreos sejam repelidos.
Seteiras
Nas partes laterais dos veículos, há também pequenas aberturas para que os policiais do Caveirão consigam atacar as frentes inimigas. Essas aberturas são projetadas para permitir que os soldados façam modificações mínimas na angulação das miras, contando com a capacidade de precisão dos homens e evitando que existam buracos para o ataque criminoso.
Para-choques destruidores
Dotados de aerodinâmica e angulações pensadas para destruir o que encontrar pela frente, os Caveirões podem percorrer longos caminhos sem reduzir a velocidade. Mesmo que outras carros estejam no caminho (geralmente colocados pelos bandidos para criar barricadas), eles podem ser facilmente transpostos devido ao para-choque pesado e blindado.
Proteção nos vidros
Além da blindagem na carroceria do veículo, os Caveirões contam com vidros de 56 milímetros. É lógico que toda essa proteção tem um preço: o peso. Os novos furgões podem chegar a pesar 13 toneladas, 13 vezes o peso de um carro popular que circula pelas ruas brasileiras.
Todos os vidros anexados ao veículo possuem também proteção contra luz, impedindo que quem está fora possa identificar os policiais que estão no interior do blindado. Mesmo assim os policiais possuem ótima visibilidade da região externa, o que garante mais possibilidade de acerto para os atiradores.
Pneus e rodas
Outra inovação do veículo é a pseudoblindagem dos pneus. São instaladas rodas secundárias, feitas de aço, para permitir que os soldados voltem para locais seguros. O Caveirão pode percorrer até 20 quilômetros a velocidades de 80 Km/h quando seus pneus principais estão impossibilitados de prosseguir.
Proteção antiminas
Importados da África do Sul, os novos Caveirões possuem uma ferramenta de proteção inédita para veículos policiais brasileiros. Trata-se de um sistema de proteção do casco inferior, garantindo que os soldados não sejam atingidos por fragmentos de granadas, bombas ou minas terrestres.
Mesmo que a cultura do crime organizado não utilize minas terrestres, é bom lembrar que a capacidade de atualização bélica dos traficantes é muito superior à velocidade conseguida pelo sistema de segurança brasileiro. Além de que um pouco de proteção a mais não será um problema.
Ar-condicionado
Com tanto metal, acaba acontecendo um isolamento térmico no interior dos Caveirões. Imaginando que até 20 soldados podem estar prontos para o combate, a temperatura lá dentro pode chegar a ultrapassar os 80 graus Celsius. Para garantir a integridade física e psicológica dos policiais, há condicionadores de ar na estrutura.
Câmeras de vigilância
Câmeras instaladas nos Caveirões permitirão que as operações sejam estudas posteriormente, garantindo mais fidelidade nos relatórios de atividades. Também será possível mapear as ações, buscando criar roteiros de ocupação mais detalhados, sempre no intento de garantir a segurança dos policiais e o sucesso das operações.
1) “Bota ele na Âncora!”
2)“Tá de pombagirisse comigo?”
3)“Baixa o tom pra falar comigo!”
4)“Eu não caí para baixo, parceiro, eu caí para cima”
5)“Máfia é coisa de italiano, macarrão, espaguete…”
6)“É claro que todos os intelectuais de esquerda e maconheiros da cidade iam votar nele”
7)“O nome dessa operação deveria ser operação Iraque”
8)“Agora é Fifty fifty”
9)“Encosta este bunda rachada em algum canto”
10)“CPMF: Comissão pra policial militar filha da puta”
11)“Qualé Curió, vai cantar o que pra nóis?”
12)“Traz um café que pão seco é foda”
13)“Quem quer rir, faz rir”
14)“Cada cachorro que lamba a sua caceta”
15)“Quer me foder? Então me beija”
16)“Pensaram que eu ia cair pra baixo, mas eu cai pra cima”
17)“Ele tá se achando a pica das galáxias”
18)“Che Guevara tá entrando sem colete”
19)“O sistema é foda, parceiro”
20) “Ter uma polícia cujo o símbolo é uma caveira. Ter uma polícia cujo o símbolo é a morte”
“Sabe o que é isso Governador? passos largos”
“A coisa vai federrrrr e federrrrr com todos os errrrrrrrrres”
Eron G. M.
11 de outubro de 2010 às 17:34
“Quer me foder? Então me beija”, puts, mas essa é chupadassa de Um Dia de Cão.
Responder
Paulo Linhares
12 de outubro de 2010 às 0:31
pra completar a frase 8
“é a taxa do eu sei”
Responder
Brian H. Kirian
12 de outubro de 2010 às 13:44
21) ” A idéia(Missão) era quase perfeita se naõ fosse…”
Responder
Junior Clímaco
12 de outubro de 2010 às 18:29
10)“CPMF: Comissão pra policial militar filha da puta” Essa pra mim marcou o filme, o que ele é.
Responder
Aline Avelino
12 de outubro de 2010 às 22:00
“Cada cachorro que lamba a sua caceta” , “Traz um café que pão seco é foda” essas duas são ótimas adorei o filme
Responder
Joel Sousa
13 de outubro de 2010 às 0:33
“A responsabilidade é minha. O Comando é meu.”
“Agora vocês vão ver como assa um porco!”
“Que bíblia rapah, isso é novela.”
“Pra certas pessoas a guerra é a cura.”
Responder
Ajax
13 de outubro de 2010 às 14:16
“Aí mané vcs não engordaram o porco, agora nóis vai assar ! “
Responder
Leandro Müller
13 de outubro de 2010 às 18:40
Calma gente… esse foi no amor!
Responder
Lopes
13 de outubro de 2010 às 21:14
Faltou essa tb:
” Faca na caveira e porrada na vagabudagem “
Responder
Felipe Miranda
13 de outubro de 2010 às 21:41
“Ele tá se achando a pica das galáxias”
“Quer me foder? Então me beija”
As mais hilárias do filme, kkkkkkkk!! =P
Responder
Rodrigo Santos
13 de outubro de 2010 às 22:12
A frase mais marcante eh certamente a mais simples dessas.
SOU EU!!!!
Responder
Joel Sousa
14 de outubro de 2010 às 0:19
“Fala que o tiro veio da Puta quio pariu!”
“Diz pra ele não falar comigo!”
“Qualé Fábio! Tô sentindo cheiro de merda!”
“E eu tenho total confiança na capacidade dos senhores!”
“Eu fiz o que eu eu disse pro André. Transformei o BOPE numa máquina de guerra”
A frase que levou o cinema a loucura:
“Só que nesse dia parcêro, eu não tava sozinho”
Responder
Camila Fernandes
14 de outubro de 2010 às 12:16
“Não pode dar porrada no vagabundo, dá um saco de bombom pro vagabundo. Manda rosas pro vagabundo.” Ri demais com essa. Mas as melhores pra mim foram “Quer me fuder, me beija” e “Só que dessa vez, eu não tava sozinho”. Essa última fez o cinema ir a loucura!
Responder
Gui Raposo
14 de outubro de 2010 às 14:45
Ah, valeu, @Camila Fernandes! Achei que ninguém ia falar do saco de bombom pro vagabundo!
Responder
Max Oliveira
14 de outubro de 2010 às 22:50
Ao final do filme, quando Nascimento fala (em narração) que mesmo diante de um golpe forte, o sistema consegue se manter.
“O sistema se reestrutura. Cria novas lideranças. O sistema dá a mão para não perder o braço.”
Mas a que fez mesmo o cinema tremer foi: “Só que dessa vez parceiro, eu não tava sozinho!”
Responder
Tâmara
17 de outubro de 2010 às 21:58
“No Brasil, eleição é negócio e o voto é a mercadoria mais valiosa da favela”
“Quando o arrego é fraco, acaba o amor!”
Responder
NathA7x
18 de outubro de 2010 às 22:08
Com certeza, esse filme foi de longe o melhor filme Brasileiro de todoos os tempos ! Será muito injusto se este não ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. (YN)²
Com certeza, essa foi muito foda. “Só que dessa vez, parceiro, eu não tava sozinho!”
POOOOORRA, muito foda! O/
Responder
Leonardo
26 de outubro de 2010 às 17:13
CONCERTEZAAAAA VAI GANHAR O OSCAR…
FILME QUE MAIS FALA PALAVRAO AKUAUKKUAUKAUKAUK
Responder
anderson
18 de novembro de 2010 às 10:59
infelismente ele não ganhará oscar de melhor filme estrangeiro, pois Lula o filho do Brasil é que foi indicado…pode…….
Responder
Joe Felix
19 de outubro de 2010 às 13:39
NÃO PODIAM ESQUECER DESTA:
“E MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA”
Responder
Mayara
22 de outubro de 2010 às 22:02
” A única coisa que funciona no Brasil é o crime !”
Responder
Bengala
23 de outubro de 2010 às 2:07
“Coronel, se for pra gente cair, vamo cair atirando”
Do Mathias pro Nascimento depois da rebelião no Bangu I
Responder
Drika
23 de outubro de 2010 às 19:57
So que quem treinou o Mathias fui eu, lógico que ia dar merda!
Responder
Drika
23 de outubro de 2010 às 19:58
“Permissão concedida” pro Matias da última vez q se falaram! Foda
Responder
Thiago
24 de outubro de 2010 às 22:10
”Larga o aço, senta o dedo
”Bota os caveiras para trabalhar
Responder
ana carol
24 de outubro de 2010 às 22:51
GENTE A PRINCIPAL QUE ESQUECERAM: QUER ME FUDER, ME BEIJA!!!!
Responder
ana carol
25 de outubro de 2010 às 1:19
tem uma q ele disse na cpi mais ou menos assim: qd aperta o gatilho nao é soh eu …. a carapuça serviu pra mta gente…
Responder
Lisi
25 de outubro de 2010 às 8:25
Agora é fifty fifty…
Quem quer rir,tem q fazer rir!!!
hahahahaha muito boaaaa
Responder
Adams
25 de outubro de 2010 às 13:52
“…Metade não, aqui dentro tem uns oito ficha-limpa…”
Responder
Ricardo Theo
25 de outubro de 2010 às 14:28
… “O comando é meu, a responsabilidade é minha”
… “A Pressão aumenta lá em casa o Pau canta na rua”
… “É… o sitema é foda parcêro”
Com certeza, Melhor filme estrangeiro do ano… Oscar na Caveira!!! rsrsrsrsr
Responder
Bruno
26 de outubro de 2010 às 20:31
“Porrada neles governadoe”
Responder
Gabriel Mandu"
28 de outubro de 2010 às 14:56
Tropa de Elite 2 não irá concorrer ao Oscar
Infelizmente, nosso governo escolheu mandar o filme do Lula
cambada de filha da puta!!!
Responder
Luiz
4 de novembro de 2010 às 14:02
Hei mal informado o Filme foi lançado depois da escolha(prazo).
Olha que concordo que é o melhor filme Brasileiro de todos os tempos.
Responder
Jonatas
28 de outubro de 2010 às 17:07
- Tu é um guelão do caralho!
- Nós vamos tomar o tanque e a zona oeste toda.
- Tem mais bico naquela porra do que no meu batalhão!
Responder
Gabriel
30 de outubro de 2010 às 19:06
Muito foda esse filme , se não concorrer o Oscar vai ser maior caô , Quer me fuder ? me beija !
Responder
Pamella
8 de novembro de 2010 às 9:49
Secretário de segurança – quem é que ta comandando essa porra??
Nascimento – SOU EU!
Responder
Jhony
10 de novembro de 2010 às 13:23
“…Eu tava lá pra FUDER o sistema.”
Responder
eziel junior
10 de novembro de 2010 às 19:00
A melhor foi
“EU NÃO SEI QUE VONTADE É ESSA DE FAZER MERDA”
essa foi foda rsrsrsr
Responder
Loved
18 de novembro de 2010 às 17:38
Essa foi Foda mesmo…..kkkkkkk
Amei esse filme…..
E a do “saco de bombom pro vagabundo…” OTIMA.
Responder
nathalia
10 de novembro de 2010 às 19:57
beija minha bunda mas não fode a cia.
Responder
Jonnathan Nepomuceno
11 de novembro de 2010 às 21:03
Governador, POORRADA NELES!
Ele ta se achando a pica das galaxias.
A responsabilidade é minha, o comando é meu.
Quem disse q o comando é teu?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom.
O padilha é foda dimais!
Responder
Ronaldo
11 de novembro de 2010 às 23:56
Na rebelião do Bangu 1 o Tenente Coronel Nascimento fala para o Capitão André Mathias:
- André, deixa a patrulha em posição, mas não faz nada até eu mandar!!!
e tbm akela ki marka sempre
Missão dada parceiro, é missão cumprida e Bandido bom, é bandido morto
Responder
gilberto
12 de novembro de 2010 às 0:29
Putz a mais engraçada… pra onde eu vou capitão, pra onde eu vou? vai pra puta que te pariu sargento!!!
Responder
iuri
12 de novembro de 2010 às 15:21
detalhe, no filme ele nao fala “O sistema é foda, parceiro”, fala apenas “O sistema é foda”
Responder
Dodô
17 de novembro de 2010 às 20:24
QUANDO O SISTEMA FODE A GENTE, A GENTE FODE O SISTEMA PARCÊRO.
Responder
Luciano
21 de novembro de 2010 às 21:36
Porra casar com o Fraga foi sacanagem….. kkkkkkkkk
Responder
vinicius alves
22 de novembro de 2010 às 10:49
Com certeza a melhor frase do filme é:
” quer me fuder? então me beija…”"
ta na boca da galera ja …ta todo mundo postando no twitter…kkkk
só manguaça q se amarra..
vinny santuba
Responder
altamir ferreira de melo
24 de novembro de 2010 às 15:39
Se é pra cair,então é melhor cair atirando (capitão mathias)
faltou essa frase
Divulgue
Social Media